Água
Um assunto do interesse de todos.
A crise da água
Estudiosos preveem que, em breve, as reservas mundiais de água doce vão entrar em colapso e a água será a causa principal de conflitos entre nações.
Há sinais dessa tensão em áreas do Planeta, como Oriente Médio e África.
O Brasil, considerado dotado de fontes inesgotáveis, já constata o sofrimento de algumas de suas cidades com a falta de água. A distribuição desigual é a causa maior de problemas, porém a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Os processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e de conservação da água, são geradores de graves problemas como a poluição e a contaminação ocasionadas pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de lixo, resíduos de agroquímicos, esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída e contaminada, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida.
Outro fator é o uso de água de forma desordenada. Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d'água aumenta numa proporção duas vezes maior que o crescimento populacional.
A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso, assim corremos o risco de não termos água potável suficiente para suprir as necessidades da população.
(Fonte: Revista Amigos da Natureza - Edição nº 13 - Fevereiro 2012)