terça-feira, 28 de junho de 2011

Arraiá da Tereza

Neste mês tem Santo Antonio
São João para festejar!
E São Pedro tem a chave
Prá no céu a gente entrar!



     No dia 22 aconteceu mais uma Festa Junina da nossa Escola.
     A festança foi realizada na sede da ASFAG e os alunos divertiram-se muito no "Arraiá da Tereza", fazendo bonito nas apresentações juninas ensaiadas pelas professoras.
     Participaram da brincadeira da "Pescaria" e  deliciaram-se com as comidas típicas!


sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE


Projeto Meio Ambiente

Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais.
Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
      Com o objetivo de refletir e conscientizar essa geração consumista e individualista , nossos alunos foram visitar alguns espaços.Dessa forma foram mobilizados para transmitir os saberes sobre os cuidados com o meio ambiente a todos que o cerca.

    A turma da 8ª Série visitou, no dia 30 de maio de 2011, a PCH Santa Laura para conhecer todo o processo de geração de energia hidrelétrica, problemas ocasionados por esse meio e responsabilidade da PCH e projetos desenvolvidos  para que o meio ambiente seja preservado.







      
     Os alunos da 6ª Série, no dia 02 de junho de 2011, visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água), com o objetivo de conhecer todo o processo de tratamento da água e os problemas que enfrentamos pela falta ou diminuição desse bem tão precioso.



                                                                                                  Professora Maricelia Rossi de Oliveira

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE - RECICLAR PARA TRANSFORMAR O FUTURO


RECICLAR PARA TRANSFORMAR O FUTURO

      Analisando a situação do planete Terra, hoje faz-se necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao meio ambiente por conta da vida moderna.
      Diante de tal situação, os alunos da Escola Municipal Tereza Migliorini, envolveram-se na realização de atividades tendo como objetivo, desenvolver a conscientização para o problema ambiental do destino do lixo visando o bem estar da população e o não comprometimento do meio ambiente para as gerações futuras.
      Alunos de 6ª, 7ª e 8ª Séries, elaboraram frases sobre reciclagem. Foi escolhida a frase da aluna Larissa Zanin da 8ª Série: “Separar o lixo é legal e urgente, porque a vida deve ser para sempre”. que foi impressa nas sacolas de lixo de carro (lixo car).
      No dia 09 de junho, os alunos da 8ª Série promoveram um pedágio para a entrega das sacolas que foram confeccionadas a partir de material reciclável por um grupo de senhoras voluntárias: Dorvalina Dasuk, Judite Picolotto, Sirlei Mascarello e Sueli Trevisan Tobias.
     
      Durante o Projeto ainda foram realizadas várias atividades: Gincana ecológica – Recolhimento de revistas para doação para a biblioteca escolar – Caça ao tesouro – Criação de paródias sobre reciclagem – Visista à PCH Santa Laura – Visitação à estação de tratamento da água.
      Com a iniciativa da realização das diversas atividades deste projeto, acreditamos que podemos contribuir e despertar em nossos educandos e comunidade, a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, sendo inclusive usado na confecção de úteis e criativos objetos, contribuindo assim, para a redução da poluição ambiental.
                                                                                        
                                                                                                           Professora Vilmarize Crusaro

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENTREGA DE BOLETINS E RECITAL DE POESIAS

   No dia 06 a Escola reuniu os pais ou responsáveis dos alunos de Educação Infantil e  Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Finais para participarem de Palestra, Recital de Poesias e Entrega de Boletins do 1º Bimestre deste ano letivo.


     Iniciamos com palestra proferida pela enfermeira Gabriela Pavelski da Secretaia Municipal de Saúde, sobre cuidados necessários  com os piolhos, já que o assunto é preocupante e a Escola precisa contar com a compreensão e apoio das famílias na superação deste problema.

     Após, aconteceu o 1º Recital de Poesias.

A poesia, ou gênero lírico,  é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
     Poesia é, talvez, a expressão de sentimentos, emoções e sentidos do poeta em relação àquilo que o rodeia ou pelo que toma como tema, revelada numa forma escrita, cuja sonoridade e estrutura, muitas vezes se assemelha a um cântico ou a um apelo...
     A poesia consegue tornar  visível algo abstrato como os sentimentos, em realidades quase palpáveis.
     Poesia é a capacidade de iluminar a linguagem de todos os dias,
aprofundando-lhe os significados, tornando-os de tal modo memoráveis
que eles nunca mais consigam separar-se do modo por que foram ditos.


     Os alunos declamaram poesias de autores  conhecidos e também de autoria própria.



                                              ...Borboletas brancas, azuis, amarelas e pretas...
                                                      brincam na luz, as belas borboletas...                                      
                                                                                         (Vinícius de Moraes)

 Uma estrela dorminhoca
Dorme e ronca a noite inteira
Que estrela de doideira
Que estrela preguiçosa!
                            ( Sylvia Orthof )

 A paz é o oposto da guerra
É o sol, são as madrugadas
E todas as crianças da Terra
De mãos dadas
De mãos dadas
         (Do livro de Sidório Muralha)


 ... embaralha tudo
o malabarista
embaralha os dedos
embaralha a vista...
          (Roseana Murray)


 Esta menina tão pequenina
Quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré
Mas sabe ficar na ponta do pé...
(Cecília Meireles)
... pode ser que um dia o tempo passe...
... mas, se a amizade permanecer
um do outro há de se lembrar...
       (Albert Einstein)

     Este Recital foi uma forma simples, mas emocionante de mostrar aos pais mais uma atividade que seus filhos produzem na Escola. Atividades estas que contribuem para garantir uma educação de qualidade.