quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é viver bem?


Viver bem: desafios para a sociedade atual!

O que é viver bem?
Viver bem implica em estar inserido num grupo social (família, escola, amigos, igreja/templo, etc.), ter saúde, uma alimentação adequada, fazer exercícios e desfrutar de bons momentos ao lado das pessoas que são especiais em nossa vida.
Porém, diante de uma sociedade capitalista que apela para o consumismo, individualismo e imediatismo, viver com qualidade e auto-estima é tarefa que exige ao ser humano porque muitas vezes ter uma boa qualidade de vida significa possuir status, riqueza e beleza.
 Assim, se torna primordial que cada pessoa conheça a si mesma, se valorize e goste de si enquanto ser para que possa viver bons momentos e ao mesmo tempo conviver com as diversidades existentes sempre percebendo a importância da vida.
Em busca de valorizar o Eu e ao mesmo tempo perceber a contribuição do Outro em nossa vida, a 8ª série ilustrou em grupos o trabalho intitulado A Árvore da Vida.  A árvore enquanto símbolo é comparado ao ser humano porque busca enfrentar e vencer barreiras e obstáculos durante sua existência.
Assim, em diferentes partes da árvore (raízes, tronco, folhas e flores) os estudantes registraram: nomes de pessoas que contribuem e/ou contribuíram no seu processo de formação, sonhos e projetos para a vida pessoal, valores e habilidades e o que fazem para cuidar de suas vidas.
Ao término da tarefa proposta, identificamos diferentes opiniões, gostos, formas de pensar e propósitos. O foco central da atividade se definiu em compreender/entender o verdadeiro sentido do mistério da existência e valorização da vida!

Material de apoio: LONGEN, Mário Renato. Redescobrindo o Universo Religioso. Volume 09. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2007 102 p. 
                                                            (Professora Josiane Crusaro) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário