quarta-feira, 27 de março de 2013

Projeto Hora da Leitura

       

 
         O Projeto Hora da Leitura trata-se de um Programa de Enriquecimento Curricular, em que dá ênfase a ampliação da competência da leitura dos alunos da Educação Infantil e EnsinoFundametal.
       
        Este Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como os da literatura popular, contos, crônicas, poemas, letras de músicas, charges e outros.
        O  Projeto Hora da Leitura, fica sob a responsabilidade da Educadora Social da Escola, que trabalha este momento com o acervo das bibliotecas escolares e do PNBE - Programa Nacional Biblioteca na Escola do FNDE de Forma Continuada.
 
 
        Os Professores também realizam um trabalho diferenciado com seus alunos, lendo com eles, lendo para eles. 
 
        Através da Secretaria Municipal de Educação, foram adquiridas coleções de escritores renomados como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Pedro Bandeira e outros, contendo livros com CD-roms e também vídeos com interpretação em libras, criando assim cada vez mais espaços na escola para o desenvolvimento da prática da leitura compreensiva e da escrita de nossos alunos.
 
        A Hora da Leitura está voltada especificamente para o desenvolvimento da competência de leitura de nossos alunos de maneira gostosa, lúdica, que desperte e cultive a prática e o desejo de ler.


 
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Palestra com o Promotor e Assembleia Geral de Pais

                                         

  

        Com o tema "Poder Familiar", conjunto de direitos e deveres que o Estado atribui aos pais de velar pela pessoa e bens de seus filhos, o Promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcionei Mendes, proferiu palestra aos Pais e Responsáveis dos alunos que frequentam a Escola Muncipal Tereza Migliorini.





       A palestra aconteceu no dia 12 de março, nas dependências da Escola.
       Na oportunidade o Promotor orientou sobre o poder que a família deve exercer sobre seus filhos segundo a Legislação Brasileira, lembrando que compete unicamente aos pais a criação e educação dos filhos, bem como os princípios de ética, moral, de como viver em sociedade,e à Escola cabe um complemento desta educação e o repasse dos conhecimentos científicos de cada Disciplina Escolar.Também que os pais devem sim exigir dos filhos obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição física.
       Outros temas também foram abordados pelo representante do Ministério Público, com o objetivo de auxiliar os pais na educação dos seus filhos.

                                          



       Família e Escola formam uma equipe, sendo fundamental seguir os mesmos princípios, adotar os mesmos critérios, andar na mesma direção buscando conduzir nossas crianças e adolescentes a um futuro melhor, através de uma educação que contribua para formar pessoas críticas, conscientes, capazes de enfrentar situações que surgem na sociedade.
       Assim, na sequência da Palestra, aconteceu a Assembleia Geral de Pais.



Felicidade
 
Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho,
mas não há como lhe dar felicidade.
Os pais podem aliviar sofrimentos enchendo-os de presente,
mas não há como lhe comprar felicidade.
Os pais podem ser muito bem sucedidos e felizes,
mas não há como lhe emprestar felicidade.
 
Mas os pais podem aos filhos
dar muito amor, carinho, respeito.
Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania.
Exigir reciprocidade, disciplina e religiosidade.
Reforçar a ética e a preservação da Terra.
 
Pois é tudo isso que se compõe a autoestima.
É sobre a autoestima que pousa a alma,
e é nessa paz que reside a felicidade.
(Içami Tiba)
Início do Ano Letivo
 
 
 
       No dia 18 de fevereiro iniciamos um novo ano letivo.
 
      
 
       Os alunos foram recebidos com muito carinho pela Direção, Coordenação, Professores e Servidores da Escola, com a mensagem motivacional "Nunca deixe de voar", do autor